Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Segurança da Informação

Saiba como e porque a análise de riscos para ameaças cibernéticas devem fazer parte do dia a dia na sua empresa.

Qualquer empreendimento que usa tecnologia, independente do seu tamanho ou segmento, deve realizar avaliações de risco para ameaças cibernéticas, lembrando que cada organização enfrenta um conjunto diferente de vulnerabilidades de segurança e precisam adotar abordagens diferentes para resolvê-las. 

Na prática, através de uma avaliação de segurança cibernética, é possível examinar os controles, saber como eles se relacionam às vulnerabilidades conhecidas e ter uma visão real sobre o risco digital que as empresas se encontram e criar um plano e um processo para a proteção dos dados, de propriedade e segredo industrial, entre outros.

Em resumo, a análise de risco visa responder a seguinte pergunta: com que eficácia sua empresa pode responder a uma violação e manter seus processos críticos de negócios funcionando com pouca ou nenhuma interrupção?

Por que realizar uma análise de risco cibernético em sua empresa é tão importante?

A pandemia deu aos cibercriminosos novas oportunidades para se infiltrar nas redes das empresas e nos sistemas em nuvem. À medida que mais funcionários tiveram que adotar o trabalho remoto, as empresas tiveram que colocar rapidamente novos sistemas online para oferecer suporte a sua força de trabalho remota.

De fato, o tamanho das superfícies de ataque aumentou rapidamente e agravado pela falta de profissionais de segurança cibernética, as empresas têm muito mais dificuldade de acompanhar e proteger seus ativos digitais e como resultado, o aumento no número de ataques cibernéticos foi impressionante.

Os ataques de phishing proliferaram, com criminosos digitais abordando pessoas em busca de informações sobre vacinas e atualizações sobre pagamentos de auxílio do governo, grandes ataques de ransomware ocorreram, incluindo casos de grande repercussão, como o Colonial Pipeline, Kaseya, JBS e SolarWinds, para citar apenas alguns que foram largamente divulgados pela imprensa.

E como uma avaliação de risco identifica, avalia e prioriza ações que diminuem as vulnerabilidades da sua empresa.


Com os criminosos digitais se tornando cada vez mais sofisticados e incansáveis ​​em seus esforços, as empresas precisam dedicar um tempo e revisar a segurança de seus sistemas atuais. O objetivo principal de uma análise de risco é informar tomadores de decisão sobre vulnerabilidades em sistemas corporativos, permitindo que tomem ações preventivas de defesa e preparem respostas eficazes aos riscos.

A avaliação é um conjunto de software, serviços e processos que fornece um resumo executivo para ajudar gestores a tomar decisões sobre os esforços de segurança, investimentos necessários, além de indicar as áreas de gerenciamento onde os funcionários precisam de mais treinamento, visando minimizar as superfícies de ataque, uma vez que os colaboradores da empresa geralmente são grandes fontes de vulnerabilidades por receberem e clicarem em  e-mails contaminados, instalarem software não autorizado, não atualizar seus sistemas, etc.

Alguns setores como saúde, finanças, indústria alimentícia entre outros, são obrigados ao cumprimento de normas reguladores e com certeza esta analise também contempla itens que são relativos a questões digitais destas normas.

Vale lembrar e reforçar que esta avaliação deve ser algo constante na sua empresa. Não adianta fazer uma única avaliação, tomar as medidas necessárias e nunca mais voltar a realizar o processo. A partir de agora este é um procedimento que será incorporado as suas rotinas. Cabe a sua empresa definir junto com os especialistas internos ou terceiros qual a frequência que ela deve acontecer.

Identificadas as lacunas de segurança, evite os impactos de um crime cibernético para sua empresa.


Os custos financeiros de lidar com violações são apenas um aspecto ao dano sofrido por um ataque cibernético. As empresas também podem sofrer perda de clientes, danos a reputação, roubo de propriedade intelectual, entre outros efeitos.

Os investimentos nas avaliações de risco são mínimos quando comparados aos danos de um ataque digital bem-sucedido. Os benefícios associados serão muito maiores que o valor aplicado.

Reduza os custos de médio e longo prazo.


A prioridade a ser dada a análise de risco vai muito além de simplesmente comparar o custo da avaliação com o prejuízo de uma violação futura. As análises de risco também mostram às empresas como priorizar seus gastos com segurança para minimizar os custos de médio e longo prazo. Um exemplo prático é negociar com seus fornecedores compras programadas e atualizações tecnológicas para 3 anos ao invés de 1; isso gera economia e previsibilidade.

Também é possível tomar medidas rápidas para lidar com a falta de pessoal especializado, adequações a leis como a LGPD entre outras que podem ser especificas para seu empreendimento.

Para muitas empresas, a análise de risco para ameaças cibernéticas é um verdadeiro desafio. Para ajudar nesse processo complexo, conte com a ajuda dos especialistas da Protega Security Consulting. Apoiamos centenas de empresas que mantêm os seus sistemas e dados seguros e documentados. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Autor

Protega