Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Segurança da Informação

Não deixe sua empresa ser a próxima vítima. Confira 5 estratégias para proteger sua empresa de ataques cibernéticos

Quando falamos em estratégia de segurança da informação, geralmente vem à cabeça da maioria dos gestores o uso de tecnologias, como Antivírus, Firewalls e Redes Seguras. Mas uma estratégia de segurança da informação eficaz, é um conjunto de políticas, regulamentos, padrões e tecnologias que deve ser implementado e sistematicamente seguido pelas empresas, independentemente do seu porte. Ela descreve quais são as informações confidenciais e as etapas a serem seguidas para protegê-las.

Com uma estratégia de segurança da informação, as empresas, de modo geral, passam a ter acesso a um roteiro eficiente para práticas e controles de gerenciamento de proteção eficaz, analisando o risco associado a violações de segurança e detalhando a resposta em caso de violação.

Além disso, a estratégia de proteção inclui a identificação e atribuição de funções e responsabilidades para diferentes áreas da empresa, garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade de informações críticas por meio de um gerenciamento de segurança eficaz. Importante ressaltarmos que a segurança da informação não é uma responsabilidade única da equipe de TI, mas, sim, uma responsabilidade de todos os setores – que devem estar envolvidos nesse assunto tão estratégico.

A partir de uma visão abrangente de como proteger recursos críticos, o planejamento e documentação permitem que as empresas canalizem seus recursos de maneira estratégica para gerenciar seus dados, atenuando o risco de perdas financeiras, de produtividade e reputação, pois ninguém quer o nome da sua empresa nas mídias destacado por sequestro ou vazamento de dados.

5 pontos de uma estratégia robusta de segurança da informação para sua empresa

Embora as tendências de segurança cibernética estejam em constante evolução, os princípios básicos de um programa de segurança eficaz passam por estes tópicos:

1.         Elabore um forte plano de backup e recuperação de desastres

Um plano de backup e recuperação de desastres é uma abordagem documentada e estruturada, seguida pelas organizações para prevenir e responder a desastres. Ele permite a recuperação eficiente de sistemas críticos e ajuda a organização a evitar mais danos às operações durante ou após um desastre.

Em um recente ataque de sequestro de dados de uma loja de departamento com atuação nacional, o Diretor de Tecnologia deu depoimentos consistentes sobre a volta da operação em prazo recorde graças a uma política de backup consistente, que deve ser seguida à risca: o teste dessa base de dados.

2.         Desenvolva uma estratégia de conformidade

Hoje em dia, empresas de todos os tamanhos e segmentos empregam esforços para manter a conformidade com a crescente variedade de regulamentações e demandas.

O sucesso de qualquer estratégia de conformidade, que faz parte de um plano maior de segurança da informação, depende de quão bem ela é planejada e implementada para responder às novas regras.

Por isso, fique por dentro das novas normas para evitar multas pesadas de órgãos reguladores. A LGPD está em vigor, e não irá fazer distinção do tamanho das empresas no quesito de vazamento de dados.

3.         Gerenciamento de ativos de dados

Os ativos de dados são considerados um aspecto fundamental para impulsionar o valor do negócio. As informações processadas e armazenadas pela organização têm um valor imensurável e essencial para atingir os objetivos estratégicos e obter uma vantagem competitiva.

O gerenciamento de ativos de dados permite que as organizações saibam quais e onde seus ativos de dados estão localizados, garantindo que hardware e software sejam rastreados para que possam ser protegidos de forma adequada.

Fique atentos migrações para CLOUD. Os provedores, geralmente, ofertam nos planos básicos a alta disponibilidade dos dados, mas a segurança digital deve ser contratada separadamente.

4.         Avaliar riscos, ameaças e vulnerabilidades

A organização deve listar todas as ameaças pertinentes, vulnerabilidades aplicáveis e riscos potenciais. Por isso, categorize e classifique-os com base em seu impacto no negócio. Em seguida, descubra as estratégias e controles que você precisa adotar para proteger seus ativos críticos contra essas ameaças.

O advento do Home Office, do trabalho em qualquer lugar, filiais e ambientes híbridos quebraram o conceito de proteção da rede empresarial. Lembre-se de que seus dados estão espalhados por dispositivos e pessoas fora da sua organização, que, além de colaboradores, são parceiros de negócios, fornecedores e clientes.

5.         Tenha uma equipe de segurança

Uma equipe de segurança de TI qualificada ajuda a reduzir os riscos, bem como o tempo para detectar e resolver os ataques cibernéticos. Certifique-se de que sua equipe tem a expertise para desenvolver e implementar uma estratégia de segurança cibernética, que realmente cubra um cenário de ameaças em constante mudança e proteja seus ativos essenciais.

A equipe de segurança deve ser responsável pelas operações regulares de segurança digital, gerenciamento de ativos, avaliação de ameaças e vulnerabilidades, gestão de riscos e compliance. Juntamente com outros setores, também estabelece políticas, desenvolvimento de procedimentos e controles, além de dar apoio à realização de auditorias internas ou externas.

Por todos estes motivos é que estes profissionais estão sendo disputados no mercado e, a cada dia, fica mais difícil a contratação, treinamento e retenção destes talentos. Não hesite em buscar ajuda de empresas especialistas.

Finalizando, reforçamos que uma estratégia de segurança da informação eficaz é um esforço de toda a organização para lidar com este desafio de transformação digital que estamos vivendo. Nós, da Protega Security Consulting, somos especialistas nestes temas e podemos ajudar sua empresa. Consulte-nos.

Sobre a Protega

A Protega Security Consulting é uma empresa especializada em análise de governança, risco e compliance e em serviços de gestão de segurança da informação.

Com 19 anos de know-how em cibersegurança, buscamos entender as necessidades da sua empresa com equilíbrio entre o investimento disponível e o máximo de segurança possível.

Nossa atuação é direcionada na prevenção e gestão dos riscos com serviços desde a estruturação dos processos, implementação de soluções e adequação às regulamentações e legislações – que, aliados ao constante monitoramento de ataques em tempo real, garantem as camadas de segurança cibernéticas que sua organização precisa.

Recentemente, Protega e Zillion se uniram e, a partir de agora, as empresas expandem suas operações dos escritórios de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Nova York para Uberlândia e Goiânia, além de outras cidades que já eram atendidas pela Zillion.

SAIBA MAIS SOBRE A FUSÃO ENTRE PROTEGA E ZILLION

Autor

Protega