Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Dicas de TI

Licenciamento de software: modelo perpétuo e por subscrição

Nos departamentos de TI das empresas um dos custos que são relevantes nos seus orçamentos e investimentos é o licenciamento de software, que é utilizado de forma geral por toda a empresa e se torna imprescindível na produtividade e no dia a dia de trabalho dos colaboradores.

Em geral, quando se compra qualquer tipo de software ele é disponibilizado em uma versão específica – por exemplo o Windows 8 – e nesta versão o consumidor tem o direito de ter as correções de segurança para esta mesma versão, que geralmente é feita de forma online. Este modelo de licenciamento de software é chamado de perpétuo, pois uma vez que o consumidor o licencia ele tem o direito de utilizá-lo pelo tempo que quiser.

Porém, os fabricantes sempre lançam novas versões do mesmo software e em geral param de entregar patches de segurança para a versão anterior com o passar do tempo, tornando o programa anterior vulnerável a ameaças e levando o consumidor a adquirir a nova versão, tanto pela segurança da utilização quanto pelos novos recursos disponíveis. Com isso, o modelo de subscrição vem ganhando cada vez mais espaço quando se pensa em licenciamento de software, pois evita que o consumidor adquira o mesmo software várias vezes.

Neste modelo de subscrição – ou assinatura – o consumidor paga apenas pelo que usar. Ele funciona como o licenciamento e aquisição de um serviço, já não imobilizando um ativo de software como no modelo perpétuo, desta forma se torna flexível nos termos de duração, sempre com um custo inicial bem mais baixo do que o licenciamento perpétuo, de forma geral entregam serviços em nuvem também, o que dá mobilidade para o usuário e principalmente o acesso imediato à atualizações e melhorias no serviço, levando o consumidor a ter sempre a versão mais atual do software.

Este modelo de licenciamento tem dado tão certo que alguns renomados fabricantes de tecnologia estão trabalhando somente com ele, assim, trazendo ao mercado o poder da nuvem.

A Zillion Tecnologia é uma empresa adepta ao uso e a venda de licenciamento por subscrição, entregando ao mercado soluções de segurança para dispositivos e dados aos seus clientes por contratos de subscrição e também soluções de produtividade da mesma forma.

Este post foi escrito em 2017 e o mercado estava iniciando um grande movimento de migração de licenciamento e uso por assinaturas. Veja esta postagem no linkedin do nosso diretor de Inovação, e veja o cenário no final de 2021 – Fim do licenciamento perpétuo.

Também no segmento de segurança da informação vemos uma mudança muito rápida para o modelo de assinatura x licenciamento anual que era o padrão até agora. Cada vez mais os fabricantes buscam empresas  que possam entregar serviços que complementam a segurança cibernética. É muito comum encontrarmos clientes que compram soluções de segurança, instalam e passam meses sem qualquer atualização, analise, gestão de ameaças, entre outras atividades criticas. Quando um parceiro credenciado e especializado, entrega um serviço de segurança cibernética, várias dessas iniciativas estão incluídas, trazendo muito mais segurança para seus dados e seu negócio. 

Recentemente, Protega e Zillion se uniram e as empresas expandiram suas operações dos escritórios de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Nova York para Uberlândia e Goiânia, além de outras cidades que já eram atendidas pela Zillion. Somos uma empresa com alta competência em GRC e Cibersegurança com mais de 19 anos de atuação e já atendemos milhares de empresas com altos índices de satisfação dos clientes.

SAIBA MAIS SOBRE A FUSÃO ENTRE PROTEGA E ZILLION

Autor

Protega

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois + 4 =