Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Dicas de TI

Quanto tempo seu backup demora para ser transferido para a nuvem?

A maioria dos profissionais e empresários tem acompanhado o crescimento das tecnologias em nuvem e o backup é uma das principais evoluções e inovações que trazem as empresas tranquilidade e garantia de recuperar os dados em casos de desastres .

Algumas dúvidas, questionamentos  e as respectivas respostas foram escritas pelos nossos analistas e estão a seguir:

Quanto tempo o meu backup vai demorar para ser feito?

O principal gargalo do backup em nuvem é que a maioria dos provedores de internet tem uma taxa de Upload muito mais baixa que a taxa de download, ou seja, é muito mais rápido você baixar o backup da nuvem, do que fazer o envio dos seus dados.  Lembre-se que o primeiro backup que será integral será o mais demorado, os outros backups são incrementais ( só é feito o backup dos dados alterados ) ou seja, será muito mais rápido. Não é incomum o primeiro backup demorar mais de um dia para ser feito.
Para fazer um calculo aproximado, divida o tamanho do seu backup pela taxa de upload e terá o tempo aproximado, mas sempre algum fator pode interferir pois nem sempre as operadoras entregam o valor máximo contratado, por isso coloque uma margem de segurança quando contratar este serviço.
As principais empresas brasileiras de backup em cloud oferecem recursos de envio de um HD criptografado para que a carga dos dados seja feita direto no datacenter, evitando este tempo excessivo da primeira carga de dados, o que pode ser muito útil dependendo do volume de informações que sua empresa tem.

E se eu tiver que recuperar rapidamente as minhas informações?

Da mesma forma que é possível enviar um HD externo para que os dados sejam gravados no datacenter, algumas empresas enviam um HD externo via correios caso você precise deste serviço emergencialmente e o seu link não tenha capacidade de baixar os dados rapidamente.
Por isso sempre recomendamos um backup hibrido, ou seja, uma copia fica na empresa e outra fica na nuvem. Em casos de necessidade de recuperação o backup local é muito mais rápido, porem em casos de roubo, incêndio ou algo mais grave, somente o backup na nuvem vai salvar sua empresa.

A nuvem é segura?

Geralmente sim, porém escolha datacenters e empresas sérias. Este é um serviço que envolve muita tecnologia, infraestrutura e investimento financeiro. Da mesma forma que você pode escolher bancos tradicionais ou fintechs para depositar o seu dinheiro, pense numa relação igual aos dados da sua empresa.

Quem tem acesso aos meus dados?

Ninguém, pois todos os dados ficam criptografados com uma chave que somente você tem; este é um dos princípios básicos dos serviços em nuvem.

Se o meu ambiente for infectado com o Ransomware e o meu backup executar a rotina copiando os arquivos infectados, os meus backups anteriores serão infectados também?

Se os dados são infectados hoje, na rotina de hoje serão enviados os dados infectados para nuvem.  As boas ferramentas e serviços de backup fazem retenção (versionamento), você pode baixar a versão de ontem que tudo volta ao normal.
As melhores ferramentas de backup já tem proteção anti ransomware, entregando mais segurança para os seus dados.

O meu ambiente ficará prejudicado durante o backup? Visto que a banda será consumida para realizar o upload.

As boas ferramentas tem a opção de limitar a banda destinada para o upload. Desta forma você pode optar por um backup rápido com um alto consumo de recursos ou um backup mais lento porém sem consumir recursos necessários para o funcionamento do ambiente.

As minhas máquinas que possuem o backup configurado devem estar com um usuário logado no momento do backup?

Geralmente não, os backups funcionam como um serviço. É necessário somente que a máquina esteja ligada e com acesso à internet para que o upload seja realizado.

Todos os arquivos devem ser fechados para que o upload seja realizado?

Não, os usuários podem utilizá-los normalmente durante a rotina de backup. O software consegue fazer o backup do arquivo mesmo que ele esteja aberto, e o backup é realizado desde a última vez que o arquivo foi salvo.

Estas são as principais dúvidas das empresas neste tópico e fizemos este post pois o backup é a ultima linha de segurança na proteção de dados da sua empresa. Ter um backup atualizado é tão critico quanto as demais camadas de segurança nos endpoints, servidores, rede, cloud, entre outros.

Nós somos uma empresa 100% focada em Cibersegurança e GRC ( Gestão de Risco e Compliance ), nós podemos ajudar sua empresa na definição de todas estas politicas para que seus dados estejam sempre seguros e disponíveis.

Recentemente, Protega e Zillion se uniram e, a partir de agora, as empresas expandem suas operações em todos os  escritórios de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Nova York , Uberlândia e Goiânia, além de outras cidades que já eram atendidas pela Zillion.

SAIBA MAIS SOBRE A FUSÃO ENTRE PROTEGA E ZILLION

Autor

Protega

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 1 =